Publicado em: 09/06/2021

Desde a adoção da anestesia para a realização dos procedimentos cirúrgicos, vigorou uma máxima que dizia: "grandes cirurgiões, grandes incisões".

Tal aforismo foi baseado na segurança do ato cirúrgico que poderia transcorrer sem maiores problemas quanto mais acesso o cirurgião tivesse ao órgão passível de tratamento.

Os conhecimentos médicos também evoluíram e foi constatado um efeito adverso de tais procedimentos tão invasivos: a noção do Trauma Cirúrgico.

Observa-se que quanto mais invasiva a cirurgia, maior o tempo de recuperação dos pacientes, bem como a dor pós-operatória, taxas de complicações e índices que aferem a eficiência do ato cirúrgico.

Inúmeros esforços foram realizados ao longo do tempo com o intuito de tornar o ato cirúrgico menos invasivo.

Eis aqui alguns dos marcos que pontuaram essa trajetória:

  • 1806 - Primeira tentativa de visualização de um órgão interno (inspeção da uretra por uma cânula de duplo lúmen) por Bozzini em Frankfurt.
  • 1901 - Nascimento da laparoscopia (procedimento em que se insuflou com gás o abdômen de um cão para sua visualização através de um cistoscópio)por Georg Kelling.
  • 1976 - Primeiro caso de laparoscopia em urologia (identificação de testículos não descidos em um doente adulto) por Cortezi e colaboradores.
  • 2000 - Aprovação pelo FDA da plataforma robótica Da Vinci para procedimentos laparoscópicos.

Dentro desse contexto a urologia sempre buscou o princípio minimamente invasivo como premissa.

As principais divisões da urologia nesse campo são:

Endourologia - consiste na realização de exames/procedimentos cirúrgicos através dos orifícios naturais (uretra, ureteres..). Com o desenvolvimento da tecnologia, as câmeras e os instrumentos cirúrgicos são cada vez mais miniaturizados. Destaca-se aqui a abordagem dos cálculos urinários assim como a abordagem dos tumores.


Videolaparoscopia - realização de cirurgias por pequenas incisões onde as pinças e a câmera laparoscópica são introduzidas.Tem-se a necessidade de insuflação da cavidade abdominal com gás (CO2) que servirá de meio onde a cirurgia transcorreu.


Cirurgia robótica - trata-se de um aprimoramento da videolaparoscopia através da plataforma robótica Da Vinci. Nessa modalidade inúmeros avanços foram incorporados como a precisão e a destreza dos movimentos cirúrgicos que são "filtrados" pelo robô. A visão em três dimensões assim como a ergonomia do cirurgião também se impõe.

A Urovel Urologia nasceu da vontade dos seus integrantes em proporcionar aos seus clientes o acesso minimamente invasivo. Agende ainda hoje uma consulta para o acesso a todas essas modalidades.

Quais são os procedimentos minimamente invasivos na urologia?