Prostatite
VISÃO GERAL
A Prostatite é definida como a inflamação prostática de origem infecciosa.É dividida em aguda ou crônica de acordo com seu tempo de evolução.
Em homens abaixo dos 50 anos é o diagnóstico urológico mais comum e ocupa a 3° posição nos pacientes acima de 50 anos.
CAUSAS
Está associada com Infecção do Trato Urinário, sendo na Prostatite aguda, resultado de Infecção do Trato Urinário ascendente ou refluxo de urina proveniente da bexiga nos ductos prostáticos.
Em resposta à invasão bacteriana, células inflamatórias de defesas são encontradas na glândula prostática.
Já na Prostatite Crônica a infecção tem uma apresentação mais insidiosa caracterizada por persistência das bactérias no fluido prostático.
DIAGNÓSTICO
Pacientes com Prostatite Aguda geralmente apresentam sintomas gerais como febre, calafrios, dores musculares e em articulações, mal estar, dor lombar, retal ou perineal.
Sintomas urinários como ardência para urinar, urgência e frequência urinária aumentada também estão presentes.
O PSA encontra-se elevado. Toque retal ou passagem de sonda vesical não são aconselhados pelo risco de bacteremia. Pacientes com Prostatite Crônica não irão apresentar sintomas gerais, apenas urinários.
Apresentam história de infecções do trato urinário recorrentes causados pela persistência de patógenos no fluido prostático apesar do tratamento com antibióticos.Também podem apresentar PSA elevado.
TRATAMENTO
A administração de antibióticos é crucial tanto na forma aguda quanto na crônica e deve ser oferecida uma cobertura contra bactérias Gram-negativas e enterococos.
Os antibióticos mais utilizados são o Sulfametoxazol-Trimetoprim e as Fluoroquinolonas por 4 a 6 semanas.