Varicocele
VISÃO GERAL
A Varicocele, que é a dilatação anormal das veias testiculares, é a principal causa de infertilidade masculina observada nos consultórios de urologistas e em clínicas de reprodução assistida.
A prevalência de Varicocele clínica é classicamente descrita em 15% da população geral. Entretanto, estudos recentes realizados com adolescentes, mostram que a prevalência pode chegar a 25% da população masculina. Em adultos a Varicocele é responsável por 40% dos homens com diagnóstico de infertilidade primária (quando não há gestação anterior) chegando a 80% dos homens que apresentam infertilidade secundária (quando já há uma gravidez anterior).
CAUSAS
O surgimento da Varicocele geralmente ocorre no período da adolescência. A etiologia tem sido atribuída a diferentes fatores:
- Aumento da pressão venosa
- Incompetência ou até mesmo a ausência congênita dos das válvulas da veia gonadal
- Variação anatômica da drenagem venosa espermática
Os mecanismos que levam a um prejuízo na espermatogênese seriam o fluxo retrógrado de metabólitos tóxicos provenientes das veias renais e adrenais, alteração do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, estase venosa e aumento da temperatura intratesticular.
DIAGNÓSTICO
Todo homem em investigação de infertilidade deve ter sua bolsa testicular visualizada e palpada.
A inspeção e a palpação cuidadosa da bolsa testicular são os meios para um diagnóstico correto.
A Varicocele é mais facilmente identificada com o paciente em pé e realizando força para aumento da pressão abdominal.
Durante esse aumento de pressão, as veias varicosas tornam-se mais engurgitadas e proeminentes.
A Ultrassonografia com Doppler Colorido é um exame subsidiário muito realizado nessas situações.
TRATAMENTO
O objetivo da correção cirúrgica da Varicocele é a ligadura das veias varicosas porém com a preservação dos vasos linfáticos, da artéria espermática interna e de todo o compartimento posterior do cordão espermático, compreendendo o vaso diferente, artérias e veias diferenciais.
Várias técnicas cirúrgicas são empregadas para esse objetivo como a radiologia, laparoscopia e via aberta, cada uma com sua particularidade.